Faixa laranja 6 kyu

exame de faixa amarela para a Laranja

Por volta de 5000 a.C., surgiu a primeira arte marcial sistemática que foi chamada de Vajramushti (punho real ou direto), criada pelos nobres da época e desenvolvida juntamente com técnicas de meditação.

Seu objetivo era espiritual, físico e de defesa pessoal. Nas origens do Budismo (religião onde o Deus é o Buda), o Vajramushti era ensinado como parte da educação militar. Embora Buda (príncipe Sakyamuni), que aprendera a arte por pertencer à classe guerreira entre os nobres da época, ensinasse de forma ascética (espiritual), os monges se tornaram seus discípulos e apreciaram sua arte da qual utilizaram em suas peregrinações como forma de defesa.

Quase mil anos depois, Bodhidarma (que acredita-se ser a 28º encarnação do Buda), filho do rei Suganda, portanto príncipe, aprendeu o Vajramushti de um velho chamado de Prajnatara. Bodhidarma viajou à China a convite do Imperador Lig Wu Ti e se hospedou no templo Shaolin, do reinado de Wei, onde a arte era ensinada em segredo devido ao seu alto poder marcial e somente para pessoas que entendessem seu real significado.

Acredita-se que tenha ocorrido uma cisão (separação) dentro do templo Huang Ti, onde algumas técnicas eram ensinadas ao povo com o nome de Kung Fu Shaolin, com objetivo de defesa contra os oficiais corruptos do governo Manchú. Porém, entre os monges se manteve a prática do Vajramushti, que com a meditação e o aperfeiçoamento espiritual passou a ser chamado “Chan Tao Chan” (arte dos punhos no caminho da meditação).

A arte permaneceu no templo e hoje se chama Tai Chi, existente nas formas Yin e Yang que procura alcançar o equilíbrio entre a mente e o físico.

kihon

Galeria de vídeos Amarela para a Laranja

Explicação dos golpes do Kihon, Nague-Waza, Ne-Waza e Kata para faixa Laranja

Kihon para a Faixa Laranja

Nague-Waza para a Faixa Laranja

Ne-Waza para a Faixa Laranja

Kata Yin (Negativo)

Explicação kata Yin