Faixa roxa 2° kyu

exame de faixa Verde para a Roxa

 LEI DA NÃO RESISTÊNCIA (UKEMI)

Foi através da observação da natureza que Shoribei Akiama desenvolveu o princípio que mais tarde daria base aos diversos tipos de golpes das artes marciais: o princípio da não-resistência. Após fortes chuvas e ventos, Akiama percebeu que inúmeras árvores eram arrancadas ou até mesmo quebradas ao meio pela força natural das tempestades.

Mas, um fato curioso lhe chamou a atenção: as árvores que estavam ao chão eram as mais fortes, ou seja, as mais rígidas e grossas. Por outro lado, as de constituição mais fraca, portanto mais finas e flexíveis, se mantinham no lugar.

Este fato foi explicado da seguinte maneira: durante as chuvas e ventos, as árvores de tronco mais grosso permaneciam rígidas contra os fortes ataques da natureza e recebiam-nos diretamente, sem ter como se esquivar, portanto era questão de tempo até seus troncos se partirem.

As árvores finas, ao contrário, se movimentavam a favor dos ventos e chuvas, não resistindo a seus ataques. Desta forma, a força da natureza era amenizada. Shoribei Akiama concluiu então que o princípio da não-resistência servia também aos seres humanos. Um bom exemplo são os ukemis, que seguem o princípio de “ser flexível perante o rígido”, uma forma de não-resistência.

Galeria de vídeos verde para a Roxa

Explicação dos golpes Nague-Waza, Ne-Waza e Kata para faixa Roxa

Kata Mizu (Água)

Explicação Kata Mizu

Ne-Waza para a Faixa roxa

Nague-Waza para a Faixa roxa